resumo de anne cauquelin
Escola de Belas Artes
Comunicação visual design
Design & Gênese
Profº Beth Jacob
Resumo do capítulo II de “Arte Contemporânea – Uma Introdução” por Anne Cauquelin
A autora inicia o texto afirmando que atualmente, o que encontramos na arte vai além da mistura de vários elementos. Os valores de arte moderna e contemporânea agora estão lado a lado, sem entrarem em conflito. São dispositivos sempre em transformação.
I . O Pós Moderno ou Atualidade da arte
Pós- moderno é a mistura de tradicionalismo e novidade, de formas contemporâneas de encenação e de olhar na direção do passado. É preciso diferenciar arte contemporânea de arte atual. A Arte atual não tem preocupação com distinção de tendências ou com declarações de pertencimento e rótulos. O pós moderno não pode ser definido como contemporâneo, uma vez que foi-lhe atribuído valores inteiramente voltados para o comunicacional e sem preocupação estética. Deve ser definido como atual.
A noção de pós-modernismo relata o desconforto que críticos, teóricos e historiadores de arte enfrentam em relação a atualidade artística.
Alguns artistas recusam o autor como sujeito e chegama te a reivindicar o anonimato, pois concentram sua atenção nos locais onde são produzidas suas obras, já que de acordo com Duchamp, são exatamente esses locais que definem a arte como arte. Dado isso tudo, podemos dizer que toda essa bateria de fundamentos e concepções atrapalham a crítica.
II. Distinção entre os difrentes estados da arte atual
É colocado que a questão não é ser exaustivo ou seguir uma cronologia específica, mas sim , destacar estruturas e situações.
Três séries vão ser objeto de estudo: uma que segue a linha de Duchamp, a segunda que reúne movimentos contrários a esse tema e terceira que se compromete com as novas tecnologias da comunicação.
1. Depois dos embreantes: conceitual, minimalismo, land art
A) Arte Conceitual
É definitiva a separação entre estética e