Hibridiza o da Arte
“Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira – Bahia – Brasil
PROCESSOS HÍBRIDOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA:
UMA ABORDAGEM A PARTIR DA POÉTICA
DE SANDRA REY
Ms. Fabiane Sartoretto Pavin1
RESUMO:
Esta pesquisa visa um estudo teórico a partir da poética de Sandra Rey analisando como ocorre a hibridação no processo criativo. Suas obras resultam de imagens fotográficas da paisagem que a artista captura em fragmentos e manipula no ambiente digital, com a finalidade de transformar os modelos extraídos do real, transfigurando-os em estruturas experimentais de sentidos. Nesse contexto criativo, se evidenciam diferentes maneiras de entrecruzar as artes visuais com as tecnologias digitais, o que possibilita uma abordagem sobre os processos híbridos na arte contemporânea.
Palavras-chave: Hibridação, Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia.
ABSTRACT:
This research aims at a theoretical study from the poetry of Sandra Rey analyzing how hybridization occurs in the creative process. Her works are the result of photographic images of the landscape that the artist captures in fragments and manipulates in the digital environment in order to transform the models obtained from reality into experimental structures of meanings. In this creative context, different ways of intercrossing the visual arts with digital technologies are evidenced, enabling an approach on the hybrid processes in the contemporary art.
Keywords: Hybridization, Contemporary Art, Art and Technology.
A presente pesquisa tem por objetivo contribuir para o entendimento do conceito de hibridação na arte contemporânea, através de um estudo fundamentado na análise da série DesDOBRAmentos da paisagem, produzidas por Sandra Rey em 2009, a fim de identificar como ocorre a hibridação no processo criativo. Ainda, de reconhecer como a artista utiliza a fotografia e se apropria das tecnologias digitais para desenvolver seu trabalho, analisando a utilização