o desemprego no brasil
Título: Estudos de História Social da Arte: uma análise da importância da arte como afirmação de dilemas e problemas contemporâneos no estudo da história do Pará.
.
Linha de Pesquisa: Interfaces em arte, cultura e sociedade.
Sugestões de Orientadores:
1 Afonso Medeiros
2 Lia Braga
3 Edson Farias
Resumo Este projeto pretende verificar a relação do sistema da arte com as instituições expressivas e integradoras como: museus, galerias, espaços geográficos e até mesmo a escola; na construção de afirmações culturais e ideológicas, através de práticas e de papéis sociais, como o da arte e da educação, buscando compreender de que maneira esse processo possa interferir nos resultados da produção “artística visual” em Belém. Como também, na condição do artista, na tentativa de tentar elucidar até que ponto tais relações, contribuem de maneira significativa ou mesmo negativa na produção, compreensão, fruição e até mesmo na configuração da arte do nosso tempo.
Palavras-chave: instituições, ideologia, cultura e poder.
Delimitação do tema Problemas de pesquisa Qual o verdadeiro papel das instituições e do sistema da arte no papel de construção e de afirmações culturais e ideológicas na contemporaneidade? E de que maneira essas relações podem interferir na: produção, compreensão, fruição e mesmo na configuração da arte em Belém. Pois, ainda não sabemos, até que ponto, podemos asseverar a condição da arte, ou do artista em relação à construção de tais afirmações?
Justificativa
Qual o sentido e a função de uma obra de arte na sociedade atual? Se nos remetêssemos aos séculos passados com certeza obteríamos respostas claras e objetivas a essa indagação, como a época do Renascimento Cultural na península itálica, por exemplo, onde a produção artística, obedecendo a uma lógica socioeconômica, estimulada pela pratica do mecenato, visava à projeção social da