ESTÉTICA
1
AS ESTÉTICAS E SUAS DEFINIÇÕES DA ARTE
Marcos Henrique Camargo1
RESUMO: Este artigo tem por objetivo resumir as definições de arte desenvolvidas, ao longo da história, nas várias correntes estéticas que visaram definir a arte como uma atividade cultural dentre outras, buscando seu lugar de destaque na sociedade. As comparações entre as definições visam explorar as muitas formas de compreender o fenômeno artístico, empreendidas por pensadores de muitas áreas do conhecimento, especialmente da Filosofia da Arte.
PALAVRAS-CHAVE: estética, arte, definição da arte, filosofia.
ABSTRACT: This article is meant to review the definitions of art developed along History in many aesthetic currents that have, among other categories, defined art as a cultural activity pursuing its higher place in society. The comparison of definitions is intended to explore the many ways in which thinkers from various realms of knowledge and specifically from Art Philosophy understand the artistic phenomenon.
KEY WORDS: Aesthetics, art, definitions of art, Philosophy.
A partir de Sócrates e Platão, de acordo com Nietzsche, a arte oscila “na direção de uma ordem que ignora sua expressão para se estabelecer no discurso, o logos, no qual se refletirá, mantido a distância pela razão ou mesmo pelo raciocínio”. (CAUQUELIN, 2005,
p. 28). Assim, todo o empreendimento filosófico desde os gregos clássicos até muito recentemente, visou (ainda visa) englobar a arte como uma atividade dentre outras,
1
Professor efetivo da Faculdade de Artes do Paraná, instituição em que leciona Semiótica para os cursos de teatro e cinema. Este artigo faz parte dos estudos referente à tese de doutorado desenvolvida pelo autor junto ao Instituto de Artes da UNICAMP.
R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-15, jan./jun. 2009
2
encontrando-lhe um lugar junto as filosofias, ciências e as técnicas. Desse modo, por milênios, o