resumo das forças de poter
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais A01
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Alunas: Bárbara Bolivar, Marjhorie Maia, Rayssa Lemes, Suzane Teixeira Data:25/08/14
RESUMO:
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, conhecidos como as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como micro ambiente, em contraste com o termo mais geral macro ambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
Poder de barganha dos compradores:
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação. Competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros. Ameaça de novos entrantes:
A ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras á sua entrada e da reação das empresas existentes. Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas são: Economia; Capital e acesso aos fornecedores.
Se as barreiras são altas e o novo concorrente está preparado para uma forte retaliação da concorrência, a ameaça á entrada é considerada baixa.
Ameaça de produtos substitutos:
A existência de produtos, bens e serviços substitutos no mercado, que desempenha funções equivalentes a dos concorrentes, que pode afetar as empresas. Assim os substitutos podem limitar os lucros da concorrência.
Outro fator seria o produto comercializado pela empresa possa tornar obsoleto