Resumo da teoria do estado estacionário
O astrofísico e cosmólogo Fred Hoyle, (24 de junho de 1915 a 20 de agosto de 2001) forneceu um acervo grande de conhecimento científico. Para a cosmologia criou a teoria dos estados estacionário e quase estacionário.
Em 1948 Hoyle propõe o modelo do estado estacionário. O modelo começa com uma grande explosão, onde a matéria é contínua e uniformemente criada. A teoria não esclarece como a matéria é criada.
Assim a teoria desobedece à lei de conservação da matéria. Mas Hoyle contorna isso por cálculos matemáticos. Propôs uma modificação na teoria de conservação da matéria para permitir a criação de matéria a partir de um "reservatório" de energia negativa. A expansão do universo mantém a densidade de energia do reservatório e a densidade média da matéria no universo constantes. Daí vem o termo "estacionário" no nome da teoria.
Alguns acontecimentos fizeram com que a teoria do estado estacionário perdesse o seu crédito, a radiação cósmica é um deles.
A radiação cósmica é a manifestação atual da bola de fogo que deu início a explosão, ela é exageradamente uniforme em intensidade. A radiação cósmica observada não se concilia com as densidades na distribuição de galáxias observadas
Outro problema é a discordância inicial, a teoria inicia-se de forma que nem uma das leis da física explica.
Assim os físicos Fred Hoyle, Geoffrey Burbidge e Jayant Narlikar criaram a lei do estado quase estacionário: Como na antiga teoria essa ainda prevê a constante criação de matéria, e não totalmente em apenas um evento, como na do Big Bang.
Explica que a criação de matéria vem de uma oscilação cósmica. Que o universo está numa época de expansão e será seguida por uma contração. E o período de oscilação é de 20-30 bilhões de anos.
E explica que a homogeneidade da radiação cósmica de fundo, resulta de uma energia liberada na criação dos elementos leves. E completa dizendo que galáxias são formadas a partir de galáxias pré existentes.