Experimento teste de chama
Ultilizando materiais adequados, iremos energizar alguns elementos quimicos afim de enxergar a cor produzida pela emissão de energia dos seus elétrons, e relacionar com o modelo atômico de bohr.
OBJETIVO
• Identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions metálicos;
• Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atômico de Bohr ;
• Verificar a distribuição eletrônica dos elementos;
• Reconhecer os limites do Modelo de Bohr;
• Reconhecer o caráter quântico dos elétrons;
• Tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético;
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Em 1913, Niels Bohr, por meio de pesquisas e análise das teorias da época, percebeu que deveria haver alguma relação entre as energias dos elétrons em suas órbitas atômicas e as correspondentes freqüências.
Segundo Borh, Os elétrons giram ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, que são denominadas de órbitas estacionárias, com determinados níveis de energia.
Quando um elétron absorve uma determinada quantidade de energia do exterior (luz, calor ou eletricidade) ele salta para uma órbita (nível) mais energética (estado excitado).
Ao retornar para a órbita original, o elétron perde energia na forma de ondas eletromagnéticas com uma cor de luz bem definida.
Esses saltos se repetem milhões de vezes por segundo, produzindo assim uma onda eletromagnética, que nada mais é do que uma sucessão de ondas emitidas.
Material ultilizado
6 tubos de ensaio;
1 fio metalico(platina ou cobre);
Cloreto de cálcio;
Cloreto de bário;
Cloreto de sódio;
Cloreto de potássio;
Cloreto de cobre;
PROCEDIMENTO
Acenda o fogo do bico de Bunsen e calibre a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente.
Limpe o fio que será utilizado no experimento aquecendo-o em rubro na chama do bico de bunsen apos tê-lo mergulhado numa solução de ácido clorídrico