David ricardo - economia
Com a suspensão do pagamento em ouro das notas bancárias, a elaboração da teoria monetária veio à tona.
E com isso Ricardo dizia que com o aumento da circulação do ouro eleva os preços, assim ficando caro os produtos nacionais. Contudo tornando uma estabilidade nos preços internacionais em termos de ouro.
Levando entretanto à consequências não muito agradáveis; como desemprego, redução de lucro, etc.
Mas a influência de Ricardo foi muito produtiva pois a utilização da moeda foi estabelecida pela maioria dos países até a 1º Guerra.
Na teoria do valor tenta dar uma solução para os problemas apontados pelo economista Adam Smith.
Ricardo dizia que o valor da mercadoria “produzida” pelo trabalhador é relativa pelo que se produz e não pelo que ganha.
Embora isso não explique a natureza do lucro capitalista, pode –se calcular a depreciação pelo tempo de utilização, podendo assim calcular tudo que se utiliza para a produção de um produto.
O salário recebido é o mínimo necessário para a manutenção do trabalhador, e do preço do mercado vem assim se estabelecendo através da demanda e da oferta.
A distribuição da renda capitalista e dos proprietários de Terra vem definida pela taxa de lucro e a renda da terra, mas pagando pela sua utilização.
Biografia
David Ricardo foi um renomado economista inglês (4/1772-11/9/1823). Autor da teoria do trabalho como valor, é um dos fundadores da ciência econômica. Nasceu em Londres, filho de judeus holandeses. Deixou a escola aos 14 anos para trabalhar com o pai como corretor na bolsa de valores, atividade que lhe rendeu prestígio profissional.
Aos 21 anos, converteu-se ao protestantismo e rompeu com a família para casar-se com uma jovem quacker. Trabalhou por conta na bolsa de valores e ficou rico, o que lhe permitiu dedicar-se à leitura, principalmente de textos sobre matemática, química e geologia.
Influenciado pelas ideias do economista inglês Adam Smith, aprofundou o estudo das questões monetárias. Em