Resumo da revolução chinesa
Revolução Chinesa
Chama-se de Revolução Chinesa o movimento nacionalista que derrubou a dinastia Manchu, em 1911, proclamando a república. A revolução foi chefiada por Sun Yat-sen, primeiro presidente das Províncias Unidas da China.
Durante o século XX na China iniciou-se uma tentativa de derrubada de valores de dominação e exploração do povo chinês, submetidos desde o século XIX, a várias potências imperialistas, especialmente após a Guerra do Ópio.A China, no final do séc XIX era um país submetido aos interesses das principais potências imperialistas.
Os chefes locais controlavam junto com outros grandes proprietários de terra, cerca de 88% das áreas produtivas.
Durante o século XIX a China se transformou em área de dominação das potências capitalistas.
Economia
A China é um país socialista em que o governo desempenha papel preponderante na economia. A partir de 1978, a economia passou por um processo de liberalização, visando mais eficiência e melhor aproveitamento dos recursos, e o sistema planificado cedeu espaço, em algumas áreas, às regras do mercado.
Aspecto Social
A China ainda pode ser considerada um país de camponeses. Em 2001, 63% da população total vivia na zona rural e 47% de sua população ativa trabalhava no setor agrícola. A mecanização ainda apresenta índices baixos (Em 2000, haviam apenas dois tratores para cada mil trabalhadores.) Mesmo hoje, com todas as mudanças econômicas e administrativas implementadas s partir de 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping. A figura de Mao Tse-tung é considerada central na historia chinesa das ultimas décadas. Seu mausoléu fica no centro de Beijing.
Politica
Sendo o regime político da China, o sistema da Assembléia Popular é tanto o sistema político básico da China como o tipo de organização do poder político supremo da ditadura democrática popular. A Assembléia Popular Nacional é determinada pela Constituição chinesa como o órgão do poder