Resumo da LDB
Lucídio Bianchetti
Ana Maria Netto Machado
Inúmeros são os desafios enfrentados para se efetuar a revisão bibliográfica uma vez que o encaminhamento adequado de um problema de pesquisa é frequentemente apontado como aspecto mais fraco de teses e dissertações de pós-graduação em educação. A revisão da literatura compromete todo o estudo uma vez que a qualidade da produção não tem como objetivo a relação do caminho trilhado pelo pesquisador desde a definição do problema até a interpretação dos resultados.
Para isto, tem que se balizar em dois aspectos básicos:
• A contextualização do problema dentro da área de estudo;
• Analise do referencial teórico.
Estes dois aspectos apontam as dificuldades enfrentadas por pesquisados iniciantes, especialmente alunos de pós-graduação, no que se refere à revisão da literatura necessária à elaboração das teses e dissertações e também sugerir procedimentos que possam contribuir para a elevação da qualidade desses trabalhos.
A revisão da bibliografia deve estar a serviço do problema de pesquisa e com isto mostrar aquilo que deve ser evitado na compreensão de uma proposta de investigação sobre orientações de teses e dissertações. Importante também é esclarecer os dois tipos de revisão de literatura:
• Aquela que o pesquisador necessita para seu próprio consumo (principais questões teórico-metodológicas);
• Aquela que vai, efetivamente, integrar o relatório de estudo.
Assim quanto mais eficiente for à primeira, mais funcional e focalizada será a segunda.
Para a contextualização do problema é importante que a proposição adequada de um problema de pesquisa exija que o pesquisador se situe no processo de modo a analisar criteriosa e criticamente o estado atual do conhecimento em sua área de interesse, comparando e contrastando abordagens teórico-metodológicas utilizadas e avaliando o peso e a confiabilidade de resultados de pesquisa, de