Resumo da experiência de Hawthorne
A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
Os estudos da Iluminação comprovou-se que a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas e o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada as pessoas.
Conclusão do processo:
Nível de produção é Resultante da Integração Social, quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar.
O comportamento Social dos Empregados não deve ser tratado pela administração caso a caso, mas sim como membros de grupos e sujeitos às influenciais sociais desses grupos.
Os precursores da administração Cientifica trabalhavam para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. As pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento.
Os grupos informais definem suas regras de comportamento, forma de recompensas ou sanções sociais, que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamentos.
As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Isso permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.
A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho.