Resumo da Experiencia de Hawthorne- TGA Relações humanas
Através de alguns testes a primeira fase da experiência de Hawthorne chegou a conclusão de que existia um fator psicológico que afetava mais a eficiência dos funcionários que fatores fisiológicos. Para chegar a essa conclusão eles fizeram um teste com dois grupos, um deles trabalhava sob a intensidade da luz variável e o outro sob intensidade constante. Quando a luz aumentava o grupo sentia-se psicologicamente obrigado a trabalhar mais e quando a luz diminuía trabalhar menos.
Na sugunda fase desta experiência separaram dois grupos de 6 moças nas quais 5 montavam os relés e a sexta fornecia as peças para abastecer o trabalho. Um grupo era experiemental e outro de controle constante. No grupo experimental foram introduzidos alguns testes como a diminuição do horário de trabalho, alguns intervalos, um supervisor menos rígido que agia como orientador e etc. Chegaram a conclusão mais uma vez que havia um fator psicológico que fazia com que o grupo experimental em determinadas circunstancias produzisse mais. As conclusões obtidas através deste experimento foram:
As moças gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão branda (ao contrário da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade; (CHIAVENATO, ANO DIRETO)
Havia um ambiente amistoso e sem pressões, na qual a conversa era permitida, o que aumentava a satisfação no trabalho; (CHIAVENATO, ANO DIRETO)
Não havia temor ao supervisor, pois este funcionava como orientador;
Houve um desenvolvimento social do grupo experimental. As moças faziam amizades entre si e tornaram-se uma equipe; (CHIAVENATO, ANO DIRETO)
O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora