Resumo da Entrevista de Zigmunt Bauman
Porém, a entrevista não tratou apenas desse assunto envolvendo outros temas interligados a questão da sociedade consumista, ou “liquida” como Bauman afirma.
Quando abordado sobre a questão econômica Bauman, explica que fomos acostumados a uma situação de empréstimo de créditos, para “aproveitarmos agora, e pagarmos depois”, e essa situação fez com se chegasse a esse ponto de consumo desenfreado que nos afeta até os dias atuais, onde nós “hipotecamos o nosso futuro”.
O sociólogo explana ainda sobre a privacidade – ou a falta dela – na geração atual, onde todos impõe sua intimidade a qualquer um, e instigam o sentimento de que se alguém, não for visto ou comentado dentro desse mundo virtual, não é importante. Diz também que essa necessidade de aparecer de se relacionar na internet, está tomando o espaço da socialização real, amizade e união, todos esses sentimentos foram transferidos para a realidade virtual. As pessoas, segundo Bauman, esqueceram de seu dever moral para com os pais, os filhos, os cônjuges, estão sempre conectadas, e para compensar sua ausência compram mais, e mais presentes.
Diante de todos esses levantamentos, Bauman assegura que não é apto para indicar as consequências de todas essas mudanças na sociedade, mas diz que