Projeto de Monografia
Levando em conta que as questões de gênero e sexualidade compõem um tema discutido nos meios acadêmicos, porém pouco enfocado na prática escolar, e que o conceito de identidade é complexo e multifacetado – e por isso deve ser pensado por vários ângulos – o presente projeto de pesquisa consiste em refletir sobre como se dá a construção identitária de uma mulher, lésbica e professora atuante em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Bom Jardim (Rio de Janeiro) e a repercussão dessa construção em sua vida pessoal e profissional.
Esta pesquisa tem como objetivo perceber como uma professora lésbica lida com suas questões de gênero e sexualidade diante de sua vida pessoal e dentro de seu espaço de trabalho. Para isso, utilizarei como referencial teórico autores como Moita Lopes (2002, 2003), Louro (2003), Hall (2006), Tadeu da Silva (2009), Foucault ([1971] 2009) e Bauman (2009, 2005). Metodologicamente farei uso dos dados gerados em uma entrevista semi-estruturada com a professora mencionada.
Inicialmente farei um levantamento teórico acerca do tema. Em seguida, passarei ao momento da análise dos dados. Ao trazer as falas da entrevistada, levantarei discussões à luz do aporte teórico no qual basearei o trabalho.
Ao final deste estudo, espero que este acrescente conceitos teorizados que enriqueçam meus conhecimentos acerca do tema e responda questões que me afligem quanto à formação constante da construção da identidade do ser de modo geral, e desmitifique conceitos concretizados em mim.
2. Problema
Apresento como problemática para essa pesquisa as seguintes questões:
Que relações podem ser estabelecidas entre a temática do gênero e da sexualidade e as práticas de educação?
Como uma professora que se constrói como lésbica se percebe em sua vida pessoal e profissional?
Que relações identitárias uma professora lésbica pode estabelecer com as pessoas que fazem parte de seu ciclo social?
Como eu me percebo nesse processo