Resumo códigos e sanções
Os códigos considerados modelo pela maioria dos autores são aquelas normas de conduta cujo poder de persuasão repousa, em parte, nas sanções, positivas ou negativas, de aprovação ou desaprovação, que as acompanham. Desta forma a conformidade aos modelos, em qualquer grupo ou coletividade, pode acarretar a concessão de recompensas, e o desvio ou não-submissão provoca a imposição de determinadas penas. Esses códigos variam de sociedade para sociedade e, dentro da sociedade, de grupo para grupo, de acordo com sua constituição ou finalidade.
Proposição de Maclver e Page
Maclver e Page (1972:145) apresentam um esquema referente aos diversos grupos ou tipos de relações sociais, que contêm os códigos em que se baseiam para orientar o comportamento de seus membros e as sanções específicas de que lançam mão.
1- GRUPOS (BASE SOCIAL) 2- CÓDIGOS 3- SANÇÕES ESPECÍFICAS
I - Associações constituídas em grande escala:
A- 1- O Estado, 2- a)Código penal,b)Código civil 3-Constrangimento físico através de: a) Multa, prisão, morte; b) Indenização de prejuízos ou restituição.
B- 1- A Igreja. 2- Código religioso, 3- Excomunhão, penitência, perda de prerrogativa, temor à cólera divina
C- 1- As Organizações Profissionais, 2- Códigos Profissionais, 3- Expulsão (perda da condição de membro), perda do direito de exercer a profissão (com a ajuda do código legal).
II – Associações constituídas em pequena escala:
A- 1- A Família, 2- Código Familiar, 3- Castigo dado pelos pais, exclusão da herança (deserdação), perda de preferência.
B- 1- O Clube, 2- Normas e Regulamentos, 3- Perda da condição de membro, de privilégios.
C- 1- O bando ( gang ) ou a quadrilha, 2- Código dos marginais, 3- Morte e outras formas de violência III – 1- A comunidade, 2- O costume, a moda, as convenções, a etiqueta, 3- Ostracismo social, perda da reputação, o ridículo.
IV – 1- As relações sociais em geral, 2- O código