o poder e a lei
Filme: O Poder e a Lei – Sinopse:
Mick Haller (Matthew McConaughey) é um advogado diferente, a começar pelo seu local de trabalho devidamente instalado no banco de trás de seu carro, um automóvel modelo Lincoln. Separado da competente promotora Maggie (Marisa Tomei), ambos possuem uma filha e tudo corria bem com ele defendendo pequenos conflitos, mas um dia um caso importante caiu em suas mãos e ele estava disposto a provar a inocência do réu, um jovem milionário (Ryan Phillippe) acusado de assassinato. Só que ele não imaginava seu cliente escondendo a verdade, o que pode tornar todo o processo numa causa perdida.
Deverão os alunos assistir ao filme recomendado e fazer uma análise de caso, com os seguintes questionamentos:
1. Fazer um resumo sucinto do filme assistido;
2. As condutas praticadas pelo advogado Mick Haller no desenrolar da trama...
a) Está de acordo com a nossa legislação deontológica? Agiu o profissional de forma Ética no exercício da advocacia? Justifique sua resposta apontando os fundamentos deontológicos existentes em nossa legislação (Código de Ética e Disciplina, Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, lei 8.906/94, Regulamento Geral da OAB e seus provimentos).
Não. Haller , de acordo com o art. 2º do Código de Ética da OAB, PU, falhou em pontos importantes na carreira de advogado, longe de estar sendo ético.
b) Se suas condutas, porventura, não estão de acordo com os princípios deontológicos adotados pelo nosso ordenamento jurídico, quais as consequências e quais as penalidades a que esse profissional seria submetido? Justifique, fundamentando adequadamente sua resposta com a legislação pertinente.
No filme, quando Haller usa sua profissão sem ética e tem condutas inadequadas poderá sofrer de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, art. 34, algumas das infrações e sanções disciplinares ali encontradas, entre elas: suspensões, censuras e cumulatamente com essas sanções, multas