Impacto do Residuos de Construção Civil
Nosso trabalho consiste em demostrar todo o processo que possui os rejeitos da construção civil, mostrando os demais fatores: perda na construção civil, características e impacto dos resíduos da construção e demolição (RCD) no meio ambiente e utilidades dos produtos recicláveis. Na parte das perdas iremos mencionar os tipos de perdas e suas origens, isso nos dará uma noção de que fatores nos levam ao desperdício de matérias. Porem a definição de fatores engloba muito mais do que a perda material como o desperdício do tempo da mão de obra, esses demais fatores serão descartados por não contemplar o tema do trabalho. A segunda parte cita as características e definições dos RCD de acordo com a ABNT e CONAMA e mostrar o impacto dele ao meio ambiente.
A última parte do trabalho consiste em demostrar finalidades dos RCD recicláveis e suas vantagens.
2) Perdas
O conceito de perda na construção civil esta associado a qualquer ineficiência que se reflita no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção da edificação. Mas como nosso trabalho relata apenas os RCC , não levaremos em consideração as perdas com mão de obra pois essa não gera apenas perdas financeiras.
2.1) Tipos de Perdas:
Perdas inevitáveis: São as perdas cujo o custo do investimento para a sua redução e superior que a economia gerada.
Perdas evitáveis: Nesse caso o custo de prevenção e menor que o custo de ocorrência.
2.2) Natureza das perdas:
Perda por superprodução: Perdas devida a produção superior que o necessário, um exemplo seria quando se produz mais argamassa do que o necessário para o dia.
Perda por transporte: Ocorrem devido ao manuseio indevido dos materiais durante o transporte.
Perda no processamento em si: Têm origem na natureza das atividades do processo ou na execução inadequada dos mesmos, essas perdas geralmente ocorrem pela falta de procedimentos padronizados e