Atividade antrópica em vespasiano
Sistema de Gestão Ambiental
nome do(s) autor(es) Daniel m. de Alvarenga
Atividade Antrópica e Impacto Ambiental em Vespasiano
Vespasiano - MG
2011
nome do(s) autor(es) daniel m. de alvarenga
Atividade Antrópica e Impacto Ambiental em Vespasiano.
Trabalho apresentado a disciplina Sistemas de Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Rosimeire Miodori Suzuki Rosa Lima
Vespasiano - MG
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 5
REFERENCIAS 12
INTRODUção
A atividade de construção civil gera resíduos sólidos em grande quantidade, para tratar deste assunto de forma mais coerente, é preciso diferenciar lixo de resíduos sólidos – restos de alimentos, embalagens descartadas, objetos sem utilidade que quando misturados de fato se tornam lixo e seu destino na melhor das hipóteses é o aterro sanitário.
A construção civil é uma atividade econômica essencial na sociedade moderna, e como toda atividade humana, acarreta impactos importantes quando não é exercida dentro de parâmetros legais vigentes.
A problemática dos resíduos de construção civil sempre esteve presente no Brasil, no entanto, nas ultimas duas décadas ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a sua destinação final.
Quando não é dada a a destinação final adequada aos resíduos de construção civil eles acabam sendo depositados, clandestinamente, em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos.
Tais resíduos, quando depositados irregularmente causam impactos, que muitas vezes podem prejudicar o meio ambiente e à qualidade de vida da população. Este estudo pretende apontar esses impactos e identificar formas de reduzi-los. Na incansável busca por matéria-prima para sua sobrevivência e para produção de bens, o homem, através de suas atividades, vem transformando as paisagens naturais, degradando o meio ambiente, gerando uma