Resumo crítico pcn de história
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RESUMO CRITICO DO PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL (PCN) DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
MICHELLY DE ARAÚJO CAMILO
RESUMO CRÍTICO DOS PCNS DE HISTÓRIA
Introdução
Os PCN’s de Ensino Fundamental (anos Iniciais) de História propõem reflexões importantes sobre as relações existentes entre o chamado saber histórico. Fazendo a distinção entre esses dois tipos de "saberes", considera o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e ressalta que os processos internos de aprendizagem devem ser considerados como parte importante do processo de construção do saber histórico escolar. Como também o PCN destaca a necessidade de se considerar, no ensino de História, as múltiplas dimensões do tempo para garantir uma melhor compreensão histórica pelos alunos e a necessidade de ter nas competências cognitivas um dos objetivos da formação dos alunos.
O documento é dividido em duas partes, sendo que na primeira parte são apresentadas concepções curriculares elaboradas para o ensino de História no Brasil. E na segunda, a divisão das séries em ciclos visando melhor maneira do professor trabalhar o conteúdo dos currículos num período maior de tempo e respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem.
O ensino e aprendizagem da História estão voltados, inicialmente para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas.
No primeiro ciclo deve se considerar que as crianças estão no inicio da alfabetização, deve-se dar preferência aos trabalhos com fontes orais e iconográficas e, a partir delas, desenvolver trabalhos com a linguagem escrita. De modo geral, no trabalho com fontes documentais, fotografias, mapas, filmes, depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano, é