Legislação do Biólogo
Legislação e Atuação.
Entrevista com o profissional Biólogo.
Parasitologia
PT 4
Alunos: Lucas Vilela, Tássiles França e Ludmila Soares
Ciências Biológicas – 1º Período
Noite.
Trabalho integrado – Parte 4.
Conversa com profissional Biólogo, sobre a legislação vigente nos campos de pesquisa e analises clinicas.
Email enviado para os professores Hudson dos Santos, professor do CEUNIH, e Parasitologista na UFMG e Maria Esther Macedo, professora do CEUNIH que já atuou com Parasitologia em laboratórios.
A conversa foi feita em forma de perguntas:
Primeira resposta, Maria Esther Macedo.
1) Para trabalhar no laboratório a legislação pertinente a atuação do Biólogo é seguida?, questões até mesmo de ética podem ser abordadas.
R: A legislação é sempre seguida, junto também com as normas existentes dentro das instituições de pesquisa por exemplo as regras de bio segurança.
2) Sabemos que existe um certo preconceito de biomédicos e farmacêuticos contra biólogos em laboratórios, essa questão acontece no seu dia a dia?, se sim você usa a legislação a seu favor?, uma vez em que a nossa legislação e o conselho federal de biologia aprova totalmente o trabalho do biólogo com analises clinicas.
R: Penso que o campo de trabalho é para todos. Nos grandes centros de pesquisa, em grandes projetos, os demais profissionais somam ao trabalho do Biólogo, uma vez em que na pesquisa, o que importa é a competência do profissional, os conhecimentos são usados para acrescentar no desenvolvimento do projeto.
3) A legislação vigente pode atrapalhar o seu trabalho?, nesse caso também a legislação dos conselhos e também de segurança no uso do laboratório.
R: Nos laboratórios por onde trabalhei, nunca tive nenhum tipo de problema com relação a legislação.,
4) Como é associado o trabalho do biólogo em laboratórios com biomédicos e