Cartilha Revisada Código de Ética do Biólogo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CARTILHA REVISADA SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA DO BIÓLOGO
ITU
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CARTILHA REVISADA SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA DO BIÓLOGO
Trabalho com o intuito parcial da nota bimestral do curso de Ciências Biológicas, primeiro ano, segundo semestre, da disciplina de Ética e Deontologia, lecionada pela Professora Patrícia Helena Bernando.
ITU
2013
CÓDIGO DE ÉTICA DO BIÓLOGO
Para todo tipo de profissão regularizada em um conselho, seja de instância regional ou federal, existe uma série de regras de direitos e deveres desse profissional, assim como para um órgão voltado para tal área.
Com a Biologia, não é diferente. Os biólogos, para poderem exercer sua profissão, devem ser registrados e ter um numero consigo, além de conhecimento no que faz, e no Código de Ética do Biólogo.
Diante desse Código, temos que levar em conta também a Bioética e seus quatro pilares:
Princípio da Beneficência, é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não. É importante distinguir estes três conceitos. Beneficência é fazer o bem, Benevolência é desejar o bem e Benemerência é merecer o bem.
Princípio da Não-Maleficência propõe a obrigação de não infligir dano intencional. Este princípio deriva da máxima da ética médica "Primum non nocere".
Princípio da Justiça como sendo a expressão da justiça distributiva. (Beauchamp e Childress). Entende-se justiça distributiva como sendo a distribuição justa, equitativa e apropriada na sociedade, de acordo com normas que estruturam os termos da cooperação social. Uma situação de justiça, de acordo com esta perspectiva, estará presente sempre que um indivíduo receberá benefícios ou encargos devidos às suas propriedades ou circunstâncias particulares.
Principio da Autonomia: Uma pessoa