finanças pessoais
_______________ Prof. Luiz Ochsendorf _______________
Questões sobre finanças pessoais. (gabarito proposto)
1) O que é um Planejamento Financeiro Pessoal?
É um planejamento minucioso sobre como a pessoa pretende, ao longo de sua vida, obter e aplicar recursos financeiros para acumular riqueza e utilizar esses recursos para prover conforto à sua família. Tende a ser complexo, conforme as necessidades e condições da pessoa.
2) Como podemos associar a equação fundamental do patrimônio às finanças pessoais?
A = P + PL ou A + D = P + PL + R ou ainda A = O (aplicações de recursos = origem de recursos). Podemos entender o ativo como bens e direitos, as despesas como gastos relacionados ao estilo de vida atual, o passivo como as obrigações de curto e de longo prazo, o PL como a diferença entre o ativo e o passivo e a receita como renda (ativa e passiva).
3) Descreva o que são e para que servem duas das mais importantes DF da pessoa física.
As demonstrações são o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Fluxo de Caixa. O BP tem a utilidade de registrar as posições patrimoniais ao longo do tempo e a DFC demonstra de forma analítica as entradas e saídas de caixa, assim como os saldos (inicial e final).
4) O que vem a ser um Plano de Grupos de Contas?
É um conjunto de contas (grupo) semelhantes que refletem um aspecto específico do patrimônio (A, D, P, PL, R). Devem ter orientação sobre a sua movimentação (débito e crédito), histórico e saldos. Há uma sugestão para que possam conter apenas 2 ou 3 níveis de detalhamento. Uma proposta seria utilizar como grupos de contas os itens indicados pelo IBGE para determinar os gastos da família brasileira e, detalhando um pouco mais, dependendo da pessoa e/ou da família. Completando, para execuções orçamentárias mais complexas, uma conta específica para cada tipo de variação patrimonial.
A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares, do