Portugues
Resumo
O presente trabalho é para enfatizar o gênero narrativo crônica no nono ano do Ensino Fundamental, através de uma pesquisa bibliográfica, relatando as características e algumas citações de crônicas de alguns poetas e a interdisciplinaridade da leitura numa visão sociodiscursivo em uma análise qualitativa visando o que dizem os PCN sobre o gênero em questão.
Palavras- chave: Crônica. Interdisciplinaridade. Público alvo. Produção textual
1- Introdução
Na busca de estratégias para o ensino de narrativas e o de suprir a defasagem do conhecimento prévio da clientela em questão, e um dos pontos importantes de articulação deste TFC, consiste em procurar alternativas para conduzir os alunos à leitura de mundo para que possam refletir a função do contexto e da realidade que os cercam e também verificar as possibilidades de cada teoria acerca da linguagem oferecida, para dela extrairmos os recursos que darão suporte para um eventual estudo sobre a elaboração de atividades em sala de aula, a partir do gênero crônica. E através desses recursos, conduzi os alunos à uma reflexão sobre a leitura e a produção textual do gênero narrativo de uma forma prazerosa e baseada em dados que interacionem ao sociodiscursivo.
2- Metodologia
O trabalho foi feito com base em uma pesquisada bibliográfica com informações tiradas do Gênero Crônica e interdisciplinaridade; Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo; O que os PCNs dizem e o que a prática escolar revela e que foi feito para induzi os alunos á prática de conhecimentos e produção de textos narrativos.
3- Referencial Teórico
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura prazerosa, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
É uma narrativa que