Resumo Crítico Paz Perpétua
RESUMO CRÍTICO DO TEXTO
Projeto para Tornar Perpétua a Paz na europa (SAINT PIERRE)
ALUNO :DANIEL DE PAULA
De linhagem nobre , em 1680 Charles Irénée Castel , que é conhecido como o Abbé de Saint- Pierre, deixou seus sonhos de infância na Normandia e nativos de uma vocação monástica , para a atmosfera intelectual efervescente de estudos universitários parisienses.
Em 1712 Saint- Pierre compôs o seu primeiro tratado importante , o Projeto para uma paz duradoura na Europa que é o texto a ser analisado a seguir .
Em seu texto , Saint-Pierre , procura exprimir sua ideias de que há possibilidade de haver paz entres os povos europeus , uma visão histórica bastante cética quanto às possibilidades de "fraternidade" entre esses povos apesar de reconhecer os laços profundos que os unem contra o exterior, a "barbárie".
Essas ligações seriam, na realidade, fonte de “sinistras” divisões, a política dos tratados (tréguas passageiras) é sábia no papel, porém não funciona na prática. Mas essa união imperfeita é ainda melhor do que a desunião .
Trata-se, portanto, de transformar em paz perpétua um estado de guerra latente. Inexistindo um Direito Público comum à Europa, valerá sempre o direito do mais forte. Para uma união sólida e duradoura Saint-Pierre propõe a confederação dos príncipes europeus baseada na interdependência de seus membros. E, na sua visão ao mesmo tempo idealista e utilitária, a paz seria função da "sabedoria decorrente da lógica dos interesses de todos".
A proposta concreta de Saint-Pierre prevê a criação de Conselhos Deliberativos Permanentes - o Polisínodo - como a formação mais natural, justa e útil para um governo pluralista com vistas à paz perpétua.
Saint-Pierre não considerava quimérico o seu projeto, mas essencialmente lógico, pois dependeria de uma feliz combinação entre a vontade do soberano e a consciência de seus reais interesses.