SAINT-PIERRE: "Projeto para tornar perpétua a paz na Europa"
Curso Relações Internacionais
Professor Danillo Alarcon
16 de Setembro de 2013
Resumo Crítico sobre o texto de Abbé de Saint-Pierre
“Projeto para Tornar Perpétua a Paz na Europa”
Charles-Irénéé Castel Saint-Pierre (1658-1743), abade francês que foi um dos pioneiros na sugestão da ideia de uma espécie de conselho permanente que reunia todos os líderes e políticos relevantes na Europa. Direcionou-se aos estudos conceituais e práticos da política, abordando obras de pensadores como Machiavelli, Richelieu, e Hobbes entre outros. Atuou como secretario do embaixador francês de 1712 a 1714, época em que participou do Tratado de Utrecht e quando escreveu sua mais famosa obra; Le Projet de paix Perpétuelle(1713).
A finalidade do autor na elaboração deste texto é de identificar as formas que se comprovam como incapazes para com a prevenção de guerras consequentemente a promoção de paz. Nesse caso, seriam os chamados tratados entre países de maior poder versus o equilíbrio como um todo, do qual na época se mostrava em uma dimensão bipolar. Para que, desta forma, novas alternativas tenham oportunidade de surgimento e que uma convivência mais harmoniosa poderá vir a reinar.
As perguntas centrais que guiam o autor são todas de natureza reflexiva. Dizem a respeito das vontades e quereres que cada potência deseja impor ou acaba cedendo à outra. São perguntas como “Até que ponto uma potência consegue exercer sua influência sobre a outra?” ou “Quais os meios que são possíveis utilizar para dar conclusão às questões em pauta?” e “Como estabelecer os limites de o quê cada um tem para oferecer e até quanto cada qual pode ceder exigir, ou tomar do outro?” São essas as perguntas que o autor aborda e procura responder.
A tese central do autor é que seja necessário criar uma mesa de membros permanentes para tratar dos constantes assuntos discutidos. Que seja declarada uma série de leis pelas quais as