Resumo - crime organizado transnacional
ALUNA: Jéssyca Souza
PROVA DE CRIMINOLOGIA
- O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL
O crime organizado transnacional é formado por redes que se movimentam, se cruzam e se modificam a todo momento. Nele estão envolvidos comércios ilegais de todos os tipos – drogas, pessoas, animais, artes e etc. Essas redes sofrem grande influencia do processo de globalização e nos últimos tempos da internet, o que levou o crime organizado transnacional a um nível de lucratividade nunca visto antes.
Sob um aspecto histórico a ascensão do crime organizado no plano internacional foi facilitada com o fim da Guerra Fria. Por causa da diminuição no número de conflitos mundiais e o aumento das guerras regionais, passou a ser necessária uma enorme demanda de armas e mão-de-obra. Esses equipamentos tanto bélico como humano, os quais eram a força motriz desses conflitos estão muitas vezes ligados às atividades criminosas transnacionais por meio do comércio ilícito de drogas, diamantes e pessoas. Desde então abriu um espaço maior para a realização de transações ilegais.
O comércio das drogas é entre todos o mais lucrativo, e os Estado Unidos é o maior de todos os compradores. Nesse negócio há produtos que satisfazem gostos diferentes, e rendas diferentes, e a facilidade com que hoje se tem acesso a todas essas drogas, mostra o sucesso desse comércio.
É evidente que eles se beneficiam da tecnologia, pois com uma mensagem de texto, adolescentes nos Estado Unidos podem conseguir maconha muito rapidamente. A tecnologia não só beneficia as transações, como também são aplicadas avançadas técnicas na hora do cultivo e na produção. A facilidade do transporte das drogas também se adaptou facilmente as transformações da globalização, e aos benefícios trazidos pelas novas tecnologias.
“Em toda parte, os métodos de comércio refletem o avanço e a expansão de novas tecnologias. Os atravessadores não só podem usar serviço de entrega rápida, como também