Resumo cpc 24
Evento Subsequente – Resumo
• Objetivo e alcance:
O objetivo do pronunciamento é estabelecer quando a entidade deve ajustar suas demonstrações financeiras com respeito a eventos subsequentes ao período contábil a que se referem essas demonstrações. Também estabelece as informações que a entidade deve divulgar sobre a data que é concedida a autorização para divulgação, por último o pronunciamento estabelece que a entidade não deve preparar as demonstrações financeiras seguindo o principio da continuidade se os eventos subsequentes ao período contábil demonstrarem descontinuidade da entidade. O pronunciamento deve ser aplicado a toda situação em que haja eventos subsequentes para serem divulgados.
• Reconhecimento e mensuração:
Eventos que originam ajustes: deverão ser reconhecidos eventos subsequentes que evidenciem condições que já existiam na data final do período contábil a que se referem as demonstrações financeiras. Exemplos de eventos: decisão ou pagamento em um processo judicial após o final do período contábil a que se referem as demonstrações financeiras, confirmando que a entidade tinha uma obrigação presente ao final daquele período contábil. Obtenção de informação após o período contábil a que se refere, informação como desvalorização de ativo que foi confirmada após o período contábil. Determinação, após o período contábil fechado, do custo ou valor de ativos comprados ou recebidos em troca de ativos. Determinação, após encerramento do período contábil a que se referem as demonstrações financeiras, do valor referente ao pagamento da participação nos lucros ou gratificações. Descoberta fraudes ou erros nas demonstrações financeiras.
Eventos que não origem ajustes: não deverão ser ajustados eventos que tenham indicadores de terem surgidos após o período contábil que as demonstrações financeiras se referem. Exemplo: queda no valor de mercado de investimentos ocorrido no período compreendido entre o final do período