Resumo do cpc24
O CPC 24 determina que eventos subseqüentes relevantes devem ser detalhadamente divulgados e se necessários, ajustados nas demonstrações contábeis do período a que se referem.
DEFINIÇÃO
É o evento favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem às demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações.
O período que caracteriza a obrigatoriedade de divulgação é entre a data base do balanço e a data em que a administração autoriza a sua emissão.
CLASSIFICAÇÃO E PROCEDIMENTOS APLICÁVEIS
Eventos que evidenciam condições que já existam na data final do período contábil a que se referem às demonstrações contábeis originam ajustes.
• Desvalorização de ativos
• Mensuração do valor de ajuste de ativos trocados
• Definição de participação nos lucros ou outras gratificações a empregados
• Descoberta de fraudes ou erros.
Eventos que evidenciam condições que surgiram após o período contábil a que se referem às demonstrações contábeis que não originam ajustes. • Variação do valor de mercado de instrumentos financeiros ocorrida após a data-base de balanço.
OBSERVAÇÕES FINAIS
Dividendos declarados após a data-base, de instrumentos de patrimônio conforme o CPC 39 (Instrumentos Financeiros – Apresentação) ou antes da data da autorização das demonstrações contábeis, não devem ser reconhecidos como passivo no balanço. A obediência ao Pressuposto da Continuidade é obrigatória e a constatação de descontinuidade causa um efeito tão profundo que este Pronunciamento requer uma mudança fundamental nos critérios contábeis adotados, em vez de apenas um ajuste dos valores reconhecidos pelos critérios