resumo cp
O poder é algo inexorável à existência de uma sociedade. Porém, traz consigo uma desigualdade, que é necessária para a convivência social, já que quando todos têm o mesmo poder, resulta em ninguém tê-lo de fato.
Montesquieu dizia que tudo estaria perdido caso uma única pessoa possuísse poder, e que todo aquele que possui poder, tende a abusar dele. Também dizia que o juiz deveria ser a boca que pronuncia as palavras da lei. Logo, defendia que os juízes deveriam ser seres imparciais que não poderiam ser confrontados.
Política externa: decisões tomadas pelo Brasil que tenham algum tipo de repercussão internacional. Acordo entre países.
Política pública: programas de ação compostos tanto por atos, quanto por leis. Saúde, educação, lazer.
Política partidária: existência de partidos políticos. Eles devem de caráter nacional e nunca paramilitar. Os partidos políticos são os principais responsáveis pela judicialização da política.
Caracteres da sociedade (visão de Dallari):
Finalidade: alcançar o bem comum, para garantir o desenvolvimento integral da personalidade humana. Para isso, o Estado precisa utilizar políticas públicas.
Poder: é um fenômeno social marcado pela socialidade (poder é necessariamente um fenômeno social) e bilateralidade (necessidade da desigualdade, a existência do poder não implica legitimidade).
Para Weber, haviam 3 tipos de legitimade de poder ideais: a tradicional (obediência por questão histórica, tradição), a carismática (algumas autoridades conseguem cativar o povo pelo carisma) a racional-legal (as autoridades passam pelos procedimentos legais para ascender, por isso são respeitadas.
Jellinek dizia que o Estado é a corporação de um povo assentada sobre um