resumo contribuições
Aluna: Juciléa Gonçalves e Silva 9º período Psicologia
Disciplina: Psicologia Social Comunitária Prof.: Rubens Nascimento
CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
A essência da psicologia social no Brasil se encontrava em algumas obras de Philarète Chasles, onde o autor discursa que a identidade do povo está contida em sua literatura, ou seja, a literatura seria a expressão do povo. O autor proporciona um novo rumo para a ciência psicossocial ao realizar estudos que mesclam a psicologia social e analises de questões educacionais e literárias, estudos de contos populares, enquetes e estudos religiosos. Silvio Romero foi um dos autores que disseminou a idéia de Chasles no Brasil descrevendo características peculiares do povo brasileiro e inaugurando uma linha de estudos em Psicologia social.
Na busca pela delimitação do campo de atuação, no inicio do séc. XX, os manuais de psicologia social europeus, aliados a publicação de Social Psychology de Ross (1908) geraram mudanças significativas no panorama psicossocial. Na América latina a produção psicossocial estava diluída em diferentes campos de conhecimento e no Brasil na década de 1920, surgiu o panorama editorial Brasileiro como primeiro livro específico em Psicologia Social. Publicado por Oliveira Vianna, Pequenos Estudos De Psychology Social (1921) trata-se de uma série de artigos publicados em jornais que explora temas como o meio social e o meio político.
Na realidade a psicologia foi impulsionada pela demanda de educadores por um avanço no conhecimento psicológico. Para atender essas necessidades professores estrangeiros vieram divulgar seus conhecimentos no país o que promoveu o crescimento dos serviços psicológicos brasileiros.
Os primeiros cursos superiores em Psicologia Social no país surgiram em 1930 e o primeiro deles foi ministrado por Raul Briquet que resultou no primeiro livro acadêmico em psicologia social. Já o