fresas
As fresadoras são capazes de executar diversos tipos de operações dependendo de sua configuração, acessórios e ferramentas. Pode-se citar:
- Superfícies planas, planas inclinadas, curvas e irregulares
- Canais simples, em T, cauda de andorinha
- Eixos com seção regular
- Furos
- Cavidades poligonais e circulares
- Rasgos de chaveta
- Engrenagens e cremalheiras
Principais Utensílios
Os principais acessórios utilizados em operações de fresamento relacionam-se à fixação da peça na mesa de trabalho. São eles:
- Parafusos e grampos de fixação
- Calços
- Cantoneiras de angulo fixo ou ajustável
- Morsas
- Mesa divisora
- Divisor universal e contraponto
Há ferramentas de haste cônica que podem ser fixadas diretamente no cone de fixação do eixo-árvore, que pode ser Morse (menor esforço) ou Iso (maior fixação). Normalmente se tratam de ferramentas relativamente grandes. Para fixar-se ferramentas menores, que possuem outra dimensão de cone, utiliza-se um mandril adaptador
Com relação ao mandril, pode-se ter três tipos: universal (Jacobs), porta-pinça e porta- ferramenta. O mandril universal é muito utilizado em furadeiras manuais, mas também pode ser utilizado em fresadoras, mas com ressalvas. Só podem ser fixadas ferramentas de haste cilíndrica e cujo esforço não seja elevado, pois a pressão de fixação não será suficiente. apresenta um mandril Jacobs.
O mandril porta-pinça possui modo de trabalho similar ao Jacobs, mas permite uma força de fixação maior. Também é indicado para ferramentas de haste cilíndrica. A pinça é uma peça única com um furo central no diâmetro da haste a ser fixada e com diversos cortes longitudinais que lhe dão uma flexibilidade de fechar este furo em alguns décimos de milímetro. Este mandril é composto de duas partes. A primeira, que é o mandril propriamente dito, possui uma cavidade que receberá a pinça. Esta