Comercial
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.
O Balanço patrimonial por Lei deve ser feito a cada 12 meses, mas pode ser feito em períodos menores, trimestralmente, que ajuda uma controle melhor.
Em casos especiais como liquidações, incorporações, fusões e outros é feito o Balanço Patrimonial.
O Balanço patrimonial é composto pelo Ativo e Passivo.
Ativo – Compreendem os bens e direitos da empresa, ele é demonstrado pelo lado esquerdo do Balanço.
Passivo – Compreendem as obrigações a pagar da empresa, ele é demonstrado pelo lado direito do Balanço.
O Balanço representa as origens e aplicações de recursos. Exemplo, quando o acionista efetua um investimento para iniciar uma empresa, assume a posição credora perante a empresa e o registro no balanço é basicamente efetuado da seguinte maneira:
Constituição da empresa com capital subscrito e integralizado em dinheiro, a partir daí podemos chamar de Ativo como empresa e o Passivo como os credores. É como se fosse um banco onde o investidor coloca seu dinheiro aguardando a rentabilidade.
Com o depósito no caixa da empresa e a partir daí os administradores podem iniciar as operações de compra utilizando o caixa inicial, como compra de imóveis, etc.
Os investimentos podem ser feitos a prazo ou pagamento a vista.
O Balanço Patrimonial registra os bens físicos de uma empresa, em fim todos os investimentos efetuados.
Ele pode ser apresentado no Formato Oficial ou no formato Financeiro.
Em finanças o modelo ideal do balanço patrimonial para apurar a rentabilidade é através do formato Financeiro, apura-se o capital circulante liquido do Ativo, deduzindo as obrigações de curtíssimo