Resumo das contribuições de Vygotsky para a aprendizagem de crianças cegas e surdas.
Transformando o sujeito e transformando-se com ele
ASSIS, Marilena1
CORLASSOLI, Adilso Luis P.2
Resumo
As facilidades proporcionadas pelo avanço tecnológico não devem provocar a substituição da leitura e da escrita, através do Sistema Braille, pelas pessoas com deficiência visual.
As contribuições de Vygotski são importantíssimas para a compreenção do desenvolvimento das crianças, entre elas das cegas e das surdas, quando valoriza as ações mediadas e a interação social como meios para a aquisição dos conceitos, da linguagem e do desenvolvimento sociocultural do sujeito. Os educadores devem conhecer o processo de desenvolvimento individual de cada aluno, bem como dos recursos e adaptações necessárias para promover o ensino e a aprendizagem dos alunos com deficiência visual.
A educação ao longo da vida deve respeitar as etapas do desenvolvimento e potencializar cada uma destas fases para que as pessoas alcancem seu desenvolvimento no mesmo tempo e espaço.
O processo de inclusão, realidade em nosso país, está em fase de transição onde a oferta de capacitação ainda não promoveu uma prática inclusiva capaz de garantir a aprendizagem dos educandos com deficiência. Assim estes são considerados alunos potenciais para a educação de jovens e adultos.
Palavras-chave: Inclusão; Deficiência visual; Educação de Jovens e Adultos;
Capacitação
Introdução
Vários aspectos necessitam ser considerados no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Este artigo fundamenta a importância e permanência da utilização do Sistema Braille por ser a maior ferramenta para aquisição da leitura
1
Licenciatura em Letras - PUC-RS, Capacitação na Área da Deficiência Visual - SEC / FADERS,
Especialização em EJA – UNI LA SALLE – CANOAS – RS, Mestranda em Políticas e Gestão da
Educação - FACULDADE DOM ALBERTO – Santa Cruz do Sul – Brasil / Centro