Resumo Comportamento Organizacional
Provocação - Considerar os mecanismos de proteção da organização como o regulador da convivência entre o líder e o grupo e perceber neles os limites éticos do poder, sem dúvida, gera um desconforto muito grande. Afinal, a viabilidade da convivência parece ser legitimada fora da relação pessoal. E, com certeza, assim é. Esse é o preço da sociedade civilizada, que disponibiliza um espaço comum de relacionamentos pessoais, fora da pessoalidade; é o profundo mal-estar que se vive na civilização.
Civilização – algo a ser construído. As pessoas evoluem – nossos bisnetos serão mais evoluídos do que nós. FREUD – o que evolui são os instrumentos que nos auxiliam a sobreviver. Sociedade – abrir mão do desejo individual e reconhecer o valor do coletivo. Indivíduo quer a satisfação do seu desejo. Nascemos sabendo o que queremos.
A organização social como vitória da civilização sobre a barbárie: ambas representam os dois lados da mesma moeda. O recalque dos instintos é a condição necessária para a repressão da barbárie e a sublimação da energia recalcada (libido) é a força motriz da construção da civilização.
Barbárie está dentro de cada 1 de nós. Viver civilizadamente tem um custo alto. Evolução da civilização = aumento NEUROSE, mais difícil CONVIVER. A ignorância é uma benção. O ignorante é feliz e sofre/se angustia menos. Empresa = melhor ex. do sofrimento humano (seguir regimentos, expulsa quem destoa e exercício do poder). Empresa = prisão.
A Ética é construída a partir do recalque e sublimação dos instintos e representa a possibilidade da convivência social e ainda podemos acrescentar: é no recalque que se dá a execução do trabalho e na sublimação a sua concepção.
Ethos – origem, morada; ética – morada do homem: é ético aquilo que protege o homem, que o salvaguarda da auto-destruição e garante a convivência construtiva, esta aliás, garantidafora do