Resumo comportamento organizacional
Uma abordagem preliminar.
Disciplina: Técnicas de Gestão
Professora: Priscila
Aluno: Fernanda Rodrigues Bortolli
RA: 111610184
Resumo:
Falar sobre Mudança Organizacional não é tarefa fácil. A complexidade do tema, assim como a variedade de enfoques existentes,torna o trabalho muito difícil. Nos últimos anos o assunto vem sendo abordado em todas as áreas. Encontram-se desde abordagens acadêmicas, com análises profundas sobre o conceito de mudança, até gerentes que desejam melhorar o desempenho de suas empresas.
Uma característica do tema é a alta velocidade com que as coisas novas se tornam ultrapassadas e dão lugar a novas abordagens. Por outro lado, existe um constante movimento de retorno a conceitos antigos, não raro fundamentados nos clássicos da filosofia ou das ciências econômicas.
A quase totalidade dos artigos e livros sobre Mudança Organizacional é iniciada por comentários sobre a velocidade fantástica das mudanças sociais, políticas e tecnológicas neste fim de século, e de como as organizações precisam se adaptar para enfrentar essas mudanças.
Com o aumento de concorrentes os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes e os produtos tem seu tempo de vida menor. Com tantas mudanças as empresas precisam acompanhar o ritmo para poder manter-se no mercado. A cada dia, ouvimos falar de novas empresas que se reestruturam ou passam por profundas mudanças. Naisbitt e Aburdene mostram a eminência de uma nova era corporativa, para a qual a sobrevivência das organizações depende da sua capacidade de adaptação.
Acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade dos seus produtos e serviços; terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade para com o meio ambiente; internamente, e a própria hierarquia, no sentido atual, desaparecerá, dando espaço à figura do líder como treinador e