Resumo comentado do texto: " A lei primitiva e a ordem"
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo comentado
Texto: A sociedade primitiva e a ordem
Dannielle Weba Maia
São Luís/ 2013
O texto “A lei primitiva e a ordem” discute as causas da obediência do “selvagem”, em uma sociedade sem leis definidas, com o entendimento que temos por lei (regras, sanções, instrumento de poder, figura política etc.).
Abordando análises de alguns autores sobre até que ponto a estrutura e os mecanismos de poder a que nos foi apresentado e adotado são únicos e eficientes para afirmarmos que em uma “sociedade primitiva” não havia uma organização política ou submissão à ordem.
Nestas discussões observamos que o “selvagem” também tem a preocupação em seguir uma determinada ordem, por motivos que são discutidos ao longo do texto. Porém, neste primeiro tópico a analise sobre as formas de poder, nos permite compreender outros meios não tão descritos e claros de lei, mas mais “voluntário e espontâneo” (pág 17) que se tornam difíceis de serem notados por estarmos “habituados a um mecanismo definido de ordenação administrativa e cumprimento da lei” (pág.18).
“A definição resumida da lei como ‘um conjunto de regras impostas por uma autoridade independentemente de laços pessoais’ me parece muito restrita e não acentua os elementos relevantes. [...] Tomando posição sobre uma visão tão abrangente da lei e investigando a natureza das forças que a tornam obrigatória, podemos chegar a resultados muito mais satisfatórios do que discutindo os problemas de autoridade, governo e punição.” (pág. 17)
O interesse de Malinowski em: “procurando a ‘lei’ e as forças legais
[...] descobrir a natureza das forças que as unem e para classificar essas regras segundo as maneiras pelas quais foram validadas [...] sem qualquer ideia preconcebida ou definição prévia, poderemos chegar a uma classificação satisfatória das normas e das regras de uma sociedade primitiva” (pág. 18 e
19) nos