resumo cinética quimica
O controle da velocidade de reação é uma ferramenta de trabalho importante para o químico. Em alguns casos, como na produção de materiais de interesse comercial , é importante aumentar a velocidade de reação para otimizar a produção. Já no caso de reações indesejáveis, como a formação de ferrugem, interessa diminuir o máximo possível a velocidade de reação. A área da química que estuda a velocidade das reações químicas e as formas de controla-las, seja acelerando-as ou retardando-as, é chamada Cinética Química.
Velocidade de reações
A velocidade das reações químicas pode ser medida experimentalmente de várias maneiras: pela variação da concentração, no caso de reagentes em soluções líquidas ou sólidas; pela variação da pressão, no caso de reagentes gasosos; pela variação da cor do sistema, no caso de um reagente colorido etc.
Define – se a velocidade média de reação, Vm, como a razão entre a variação na concentração de um reagente, ou produto, e o intervalo de tempo, At correspondente.
Fatores que afetam a velocidade de reação.
Quatro fatores distintos afetam a velocidade de reação. São eles:
O estado físico das substâncias reagentes. Reações que ocorrem inteiramente no estado gasoso, ou no estado líquido, são chamadas reações homogêneas. Reações que ocorrem na interface entre um gás é um sólido são chamados heterogêneas e dependem da área superficial. Quanto mais pulverizado o sólido maior a área superficial e maior e maior a velocidade de reação.
As concentrações das substâncias reagentes. A velocidade de cada reação química depende de uma forma bastante particular. Em geral, aumentando – se a concentração de um reagente, aumenta – se a velocidade da reação. Entre tanto, nem todos os reagentes contribuem para a velocidade de reação.
A temperatura do meio reacional. Um aumento de temperatura provoca um aumento nas energias cinéticas de movimento das moléculas. Em consequência, as velocidades de reação aumentam.
O uso de