artigos
Lucena (1995) diz que a gestão de desempenho serve para avaliar a qualidade de recursos humanos e os resultados do negócio, partindo de uma visão ampla de gestão das transformações do mundo moderno para investimento em educação gerencial, no intuito de viabilizar a continuidades das transformações que impactam na realização do negócio.
A gestão do desempenho trata do aspecto gerencial para administrar o desempenho, desde o processo de negociação de resultados e determinar novas metas, a capacidade profissional, correção de atitudes, orientação para melhorar as capacidades pessoais, assim assegurando o alcance de resultados propostos. Para que de fato a gestão de desempenho traga resultados é necessário respeitar algumas etapas, que de acordo com Lucena (1992) deve se estender entre seis meses a um ano, sendo estas:
1ª Negociação: Corresponde a etapa que chefia e subordinado irão negociar o desempenho, estabelecer metas, atribuições, projetos, enfim quais são as responsabilidade do colaborador.
2ª Análise da Capacitação profissional: É o momento que deverá ser identificado e fortalecido quais as qualidades do colaborador, tanto a nível