construções rurais
Para suportar as cargas verticais transmitidas a um plano horizontal, comumente emprega-se como material o concreto armado ou o concreto armado associado a um outro elemento com a finalidade de diminuir o custo e o peso. A execução de placas com estes materiais, adequadamente dispostas sobre vigas ou paredes, tem a denominação de laje.
Como as lajes não devem ter espessura superior a um limite imposto pela prática, os seus vãos devem ser também limitados e, por isso, colocam-se peças de maior altura, em geral dispostas em duas direções perpendiculares, que vão servir de apoio às lajes e se denominam vigas.As vigas repousando em um conjunto de vigas e formam a estrutura de cada pavimento. Para transmitir as cargas de um pavimento ou mais ao solo, dispõem-se de apoios verticais, podendo ser as paredes ou os pilares.OBJETIVO: Identificar para as coberturas as suas funções básicas, formas elementares e especiais, composição, dimensionamento simplificado e processo de cobertura.
INTRODUÇÃO
A cobertura, parte superior da edificação que a protege das intempéries, é constituída por uma parte resistente (laje, estrutura de madeira, estrutura metálica, etc.) e por um conjunto de telhas com função de vedação (telhado), podendo apresentar ainda um forro e uma isolação térmica.
1. FUNÇÕES BÁSICAS QUE UM COBERTURA DEVE CUMPRIR
Sendo a cobertura a parte superior das construções, destinado a dar-lhe proteção contra as intempéries, esta deve cumprir as seguintes funções básica:
• Proteção das partes internas das construções;
• Dar inclinação adequada, de acordo com o tipo de telha utilizada, para drenar águas pluviais;
• Formar um "colchão de ar" entre o forro e a telha, possibilitando controle da temperatura interna, melhorando as condições de conforto térmico.
2. COMPONENTES DAS ESTRUTURAS DE SUSTENTAÇÃO DOS
TELHADOS
A estrutura é considerada como o conjunto de componentes ligados entre si, com a função de suportar o telhado.
A estrutura é