Construções rurais
Além dos modernos painéis, existem outros produtos de madeira a serem aplicados em diversos projetos. Em grande parte, são madeiras extraídas de fontes renováveis que podem possuir algum grau de processamento ou quase nenhum:
MADEIRA ROLIÇA
A madeira roliça é caracterizada pelo seu baixo grau de processamento. Quando empregada, são preservadas as mesmas características de quando foi extraída da natureza, a exemplo do seu formato cilíndrico. Mesmo com a casca ou exposta a tratamentos contra fungos e bactérias, a madeira roliça é destinada para aplicações na construção civil, tanto de forma estrutural quanto para demandas temporárias.
Aplicações
Cercas, telhados, casas, pergolados, pilares e vigas, playgrounds, entre outras.
MADEIRA SERRADA
A madeira serrada é obtida em serrarias através de processamentos mecânicos. As toras perdem sua característica cilíndrica e ganham formas quadradas e retangulares, dependendo do equipamento em que são beneficiadas. Na serraria, a tora passa por diversas etapas, em função do destino que terá. Normalmente elas sofrem processos como: desdobro, destopo das peças, esquadrejamento e pré-tratamento (protege a madeira contra bactérias e fungos para o processo de secagem natural).
Produtos obtidos após o processamento da madeira
Blocos, caibros, dormentes, pontaletes, pranchas, pranchões, ripas, sarrafos, tábuas, vigas e vigotas.
MADEIRA BENEFICIADA
As peças de madeira serrada passam por usinagem e ganham mais valor, recebendo acabamentos e tornando-se beneficiadas. Os processos são diversos. O aplainamento, por exemplo, deixa a superfície mais lisa, já o molduramento realiza cortes para o encaixe macho-fêmea e o torneamento deixa as peças arredondadas.
Produtos obtidos através do beneficiamento da madeira
Assoalhos, batentes, forros, rodapés, tacos.