Construções Rurais
INTRODUÇÃO
Construções rurais é uma parte da Engenharia Rural de grande importância emqualquer tipo de planejamento para fomento de atividades agropecuárias. Seja na criação deanimais, seja na agricultura em geral, eles estão sempre presentes. O seu campo de atuação ébastante amplo, visando ao aumento da produtividade, através de métodos de racionalizaçãoda produção, podendo-se citar as instalações para animais, armazenamento e beneficiamentoda produção, aproveitamento de subprodutos, industrialização e mercado, como os principais.Pelas suas características próprias, requer conhecimentos intimamenterelacionados com a área agronômica e veterinária, os quais, aliados à simplicidade e aeconomia de execução, irão proporcionar, dentro da técnica, o desejável funcionamento dasinstalações.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Tratando-se de construções rurais, vamos descrever, de modo simplificado, osprincipais materiais empregados com as características que devem apresentar.De acordo com a origem e processos de fabricação, os principais materiais são osseguintes: PEDRA.
As mais utilizadas, por serem abundantes, são as sílico-argilosas, gnais, granitos ealguns calcários. Não devem sofrer a decomposição por agentes externos como a umidade e ocalor.A pedra pode ser empregada: em bruto; sob a forma de pedra britada e aparelhadapara serviços de cantaria.A pedra britada é classificada conforme o tamanho de suas partículas, que passamem peneiras de determinadas malhas, em:Pó de Pedra (brita)
1/8’’
Brita n. º 01
1/4’’ a 5/8’’ Brita n. º 02
1’’
Brita n. º 03
1 ½’’ Brita n. º 04
1 1/2’’ a 2’’ Brita n. º 05
3’’
2.AREIA.
Sua procedência deve ser de rios ou de minas, não podendo ser usadas, emhipótese alguma, as provenientes de regiões salinas ou de praias à beira mar devido àporcentagem do sal que contêm. A areia de estradas poderá ser utilizada em trabalhossecundários, por ser, em geral, muito fina e com impurezas.De acordo com dimensão de