construções rurais
Introdução
As construções rurais são benfeitorias que tem por finalidade proporcionar ao ser humano um ambiente adequado a suas atividades. Para a execução dessas benfeitorias, torna-se necessário o manejo com determinados materiais, onde cada material tem suas características específicas que determinam as suas aplicações para seus respectivos fins.
O conhecimento de cada material é o que permite a escolha dos mais adequados a cada situação. A sua correta aplicação depende em grande parte da durabilidade, que implica na estabilidade e resistência a agentes físicos, químicos e biológicos, oriundos de causas naturais e artificiais, tais como luz, calor, umidade, insetos, microorganismos, sais, etc.
Também é necessário conhecer características de isolamento térmico e isolamento acústico, que são muito importantes no projeto de construções que visam proporcionar um melhor ambiente par as instalações, principalmente na criação de animais, visando bem estar e produtividade elevada. Os requisitos de higiene que visam a saúde e o bem estar do animal na construção, observa-se o poder isolante de calor e som, o poder impermeabilizante e a ausência de emanações de elementos prejudiciais.
Quanto ao custo, valores reais do empreendimento, um material é mais econômico que outro quando em igualdade de condições de resistência, durabilidade, estabilidade e estética, tiverem preço inferior de assentamento na obra. Ou ainda, quando em igualdade de preço apresentar maior resistência, durabilidade, estabilidade e beleza.
Neste trabalho abordaremos quatro tipos de materiais, dentre os quais madeira, metal e plástico, muito utilizados em diversos tipos de galpões que atendem aos vários tipos de confinamentos, e por último o vidro, também usado em algumas construções, só que em menor escala.
Madeira
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a