Construçoes rurais
LEB 0418- Construções Rurais e Desenho Técnico
Relatório 02
Fundações
Fernanda Meirelles Gil
Gabriel Paraguai
Marcel Junqueira
Martina Pires
Nelson Zancaner
Piracicaba, 25 de setembro de 2013
Introdução
No dia 16 de setembro fomos visitar a obra, para observar em que fase de construção ela estava. Pudemos observar que TTTTTTTTTTTTTTTTTT
Como explicado no relatório anterior, durante a construção de uma obra podemos dividi-la em 3 fases: trabalhos preliminares, de execução e de acabamento. Nesse relatório abordaremos a fase de execução.
A fase de execução consta da construção propriamente dita, dentre eles: abertura das valas de fundação, consolidação do terreno, alicerces, baldrames, obras em concreto, aterros e apiloamento, paredes e divisórias, armação de andaimes, engradamento e cobertura do telhado, pisos, forros, esquadrias, assentamento das tubulações de água, esgotos e eletricidade, revestimentos das paredes, dentre outros.
Objetivo
Fundações são os elementos estruturais que tem como função transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia (AZEREDO, 1988). Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.A necessidade de enterrar as fundações visa evitar o escorregamento lateral e eliminar a camada superficial, geralmente composta de material em decomposição (de baixa resistência). O leito de fundação é o plano que se prepara no subsolo para o assentamento dos alicerces.
O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda a carga da casa. Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, e o surgimento de umidade nas partes de baixo das paredes. Um bom