Concreto auto adensável
A técnica de compactação do concreto em elementos estruturais é considerada uma etapa fundamental na construção civil. Tal prática garante ao concreto uma estrutura mais homogênea, com menos vazios, proporcionando uma melhor resistência e durabilidade. Técnicas de compactação do concreto têm sido desenvolvidas nos últimos anos, mas o processo ainda é bastante complicado quando as estruturas são de difícil acesso, com formas complexas e alta densidade de armaduras. Portanto, técnicas de compactação eficientes e mão-de-obra qualificada são pré-requisitos necessários para uma boa compactação do concreto em elementos estruturais, a fim de garantir suas propriedades desejadas no estado endurecido (MELO apud NUNES, 2001).
No Japão, o desenvolvimento de concretos especiais, como os chamados concretos auto adensáveis (CAA), foram necessários para garantir estruturas mais duráveis, uma vez que o mercado apresentava carência de mão-de-obra qualificada e de equipamentos adequados para atender às exigências das estruturas com elevada taxa de armadura, visto que tais estruturas são comuns devido aos abalos sísmicos no país. Os estudos sobre o CAA tiveram início em 1986, na Universidade de Tóquio, com seu primeiro protótipo em 1988
CONCRETO AUTO ADENSÁVEL
O Concreto Auto adensável (CAA) apresenta grande fluidez e alta trabalhabilidade, ou seja, é um concreto muito plástico. A formulação de concretos fluidos e resistentes à segregação é uma evolução tecnológica, fruto da pesquisa aplicada ao uso de aditivos super plastificantes e modificadores de viscosidade, combinados com alto teor de finos, sejam eles cimento Portland, adições minerais, fílers, etc.
Com a significativa redução de custos dos insumos, - aditivos utilizados, como super plastificantes e modificadores de viscosidade - bem como o avanço tecnológico e o domínio dos métodos de dosagem e preparação, o CAA ganha grande impulso junto aos construtores na execução das estruturas.