Topologia de Redes
Conceito: Consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus recursos e serviços como dados, impressoras, mensagens (e-mails)...
Topologia de Redes (Mapas de Redes de computadores) – É a forma como os dispositivos ficam dispostos na rede, é o “desenho” da rede.
A topologia de redes descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico.
A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos).
Já a topologia lógica refere-se à forma com que os nós se comunicam através dos meios de transmissão (fluxo dos dados através da rede).
Topologia Física
Ponto-a-Ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores através de um meio de transmissão qualquer. Dela, pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
Barramento
Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
Todos os dispositivos são ligados no mesmo cabo que precisa de uma terminação (Terminador – Indicar o final da rede) em cada uma das pontas. – Muito usado na rede Coaxial.
Vantagens:
Uso de cabo é econômico;
Mídia é barrata e fácil de trabalhar e instalar;
Simples e relativamente onfiável;
Fácil expansão.
Desvantagens:
Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;
Problemas são difíceis de isolar;
Falha no cabo paralisa a rede inteira.
Anel
Os