topologia de redes
TOPOLOGIAS DE REDES
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. TOPOLOGIA DE REDES 4
1.1 BARRAMENTO (BUS) 4
1.2 ANEL (RING) 5
1.3 ESTRELA (STAR) 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
A rede de computadores é uma estrutura complexa na qual foi pensada para possibilitar que indivíduos, possam compartilhar informações e melhorar o desempenho nas realizações de tarefas.
A topologia de redes mostra como estas redes estão interligadas, tanto do ponto de vista físico como do ponto de vista logico.
Neste artigo iremos abranger algumas topologias físicas mostrando as vantagens e desvantagens das mesmas.
1. TOPOLOGIA DE REDES
A topologia de redes física pode ser representada de várias formas, ela mostra um molde de como seria a topologia a ser feita. A seguir veremos 3 topologias conhecidas, mostrando suas vantagens e desvantagens.
1.1 BARRAMENTO (BUS)
Esta é a topologia física utilizada pelas redes Ethernet 10Base2, que utilizam cabos coaxiais. Neste tipo de rede um PC é ligado ao outro, usando vários segmentos de cabos e conectores T, que possuem o mesmo formato da letra, onde uma ponta é ligada na placa de rede e as outras duas são ligadas às estações vizinhas. Nas duas extremidades da rede temos terminadores, que absorvem os sinais, evitando que eles retornem na forma de interferência.
Os dados são transmitidos para todos os PCs conectados, mas apenas o destinatário correto lê os pacotes dados. Também existem uma boa flexibilidade, já que para adicionar mais PCs é necessário apenas liga-los aos já existentes e o custo é baixo, já que não é necessário utilizar hubs. Apesar disso, as redes 10Base2 entraram em desuso, pois a velocidade ficou estacionada nos 10 megabits e os conectores são muito susceptíveis a mal contatos e outros problemas difíceis de isolar.
Abaixo temos uma tabela com as vantagens e desvantagens dessa