Concreto auto adensavel
BRASIL
CONCRETO AUTO ADENSÁVEL
GABRIEL GRANDINI BRAGA
GUSTAVO LANZARINI
HELENO LIMA DE QUADROS
LEONARDO SANTOS DA CRUZ
WILLIAM NUNES
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL – DÉCIO
COLLATTO
RESUMO
O concreto auto adensável (CAA), que representa um dos mais significativos avanços na tecnologia de concreto, foi desenvolvido no Japão em 1988 com o intuito de se obter estruturas de concreto duráveis. É um concreto que dispensa o processo convencional de vibração ou adensamento por ter a capacidade de fluir e preencher os espaços da fôrma apenas através de seu peso próprio. Desde então, várias pesquisas têm sido realizadas e esse tipo de concreto já vem sendo aplicado na prática há algum tempo em alguns países, principalmente por grandes empresas de construção no Japão e na
Suécia.
Pesquisas feitas para se estabelecerem métodos racionais de dosagem para
CAA bem como métodos de ensaios no estado fresco têm sido desenvolvidas, visando fazer do CAA um concreto de aplicação comum. Contudo, ainda não se conhece bem este material e o que se nota é que a maioria dos CAA apresentados em trabalhos científicos é obtida com altos teores de argamassa, além da grande dispersão desses teores.
Quando comparado com um concreto convencional com mesmo teor de argamassa o CAA apresentou qualidades similares ou ligeiramente superiores, com exceção de seu custo que é superior ao de um concreto convencional. Deste modo, o presente trabalho pretende contribuir para um melhor conhecimento e entendimento do CAA para que o mesmo possa ser aplicado com segurança em edificações e obras corrente de engenharia civil.
INTRODUÇÃO
Atualmente com o crescimento da construção civil, buscam-se novas tecnologias tanto em materiais como de aplicações dos mesmos.
O concreto hoje é o material de construção mais utilizado no mundo por isso se estuda tanto para poder melhorar cada vez mais, sempre pensando na