destilação
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Química Geral Experimental
Experimento: Destilação e comparação da água destilada com a água natural.
São Luís
2013
Objetivo geral:
Analisar o processo de destilação e comparar a espumabilidade da solução alcoólica de sabão e reatividade do nitrato de prata () na água destilada e na água natural (de torneira).
Material empregado: Vidrarias
Equipamentos
Reagentes
Balão de destilação
Rolha
Água destilada
Pipeta Volumétrica
Água Natural
Tubo de ensaio
Manta de aquecimento
Solução alcoólica de sabão
Condensador
Erlenmeyer
Estante para tubo de ensaio
Nitrato de prata (AgN)
Béquer
Termômetro
Procedimento experimental:
Primeiramente, observou-se o processo de destilação através dos equipamentos e vidrarias já montados, onde foi possível analisar todo o processamento da água natural, até o produto final dessa destilação. Com auxílio de pipetas volumétricas, retirou-se 10 ml de água natural e 10 ml de água destilada, distribuindo 03 ml em 08 tubos de ensaios, sendo 04 tubos para água destilada e 04 tubos para água natural. Em quatro amostras (duas de água destilada e duas de água natural), pipetou-se 03 ml de solução alcoólica de sabão em cada tubo, homogeneizando tais experimentos. Em outras quatro amostras (duas de água destilada e duas de água natural), foram pipetadas 2,5 ml de nitrato de prata () em cada tubo de ensaio, em seguida homogeneizou-se as soluções.
Resultado: Diante de todas as etapas da destilação da água natural, foi observado que ao longo do tempo, a água que estava no balão de destilação entrou em estado de vapor, onde ocorreu a separação dessa água com as impurezas naturais da mesma, que ao passar pelo condensador retornou ao seu estado líquido, sendo depositada no final