Resenha Leonardo Boff
Maria Milena Abreu Andrade. Matricula: 1313242
Professora Samirames Cardoso
Fortaleza - Ce
Leonardo Boff, Fundamentalismo, Terrorismo, religião e paz desafio para o século XXI, Editora vozes, 2009. 97p.
Leonardo Boff nasceu no dia 14 de dezembro de 1938 em Concórdia, Santa Catarina. Cursou filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.
Foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heilderberg (Alemanha).
É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suíça), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).
É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.
Neste importante livro, Leonardo Boff amplia nossa compreensão do que é o fundamentalismo, mostrando que se trata de uma forma de ver o mundo presente não apenas no islamismo, o que se tornou comum pensar após os ataques terroristas aos Estados Unidos, como nas demais religiões, na economia, na política e em nossa cultura. Além de uma esclarecedora apresentação da religião islâmica e das vertentes fundamentalisticas das outras religiões, Leonardo Boff oferece uma visão histórica do processo de globalização e de sua relação com os conflitos no mundo inteiro, e