Resenha do Texto "Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra" de Leonardo Boff
Autor: Lucas Correia de Lima
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999.
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio Nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award). É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.
Em “Saber cuidar”, o autor verifica que a sociedade pós-moderna se caracteriza pelo comportamento de manter seus indivíduos isolados, distantes uns dos outros, como se estivessem enclausurados, e se pergunta qual a posição significativa do cuidado nesta sociedade. A marca de nosso tempo, para o autor, é a falta de cuidado, que pode ser constatada no mal estar presente na civilização e em seu descuido, especialmente em relação à antropologia e ao meio-ambiente.
O autor, Leonardo Boff, propõe um novo ethos num “modo-de-ser-essencial” ressignificando o mito como algo que aborda o cerne das pessoas, numa releitura como “habitat” - sentido original no grego como a toca do animal ou casa humana – ou “porção do mundo que reservamos para organizar, cuidar e fazer o nosso habitat”.
O modo de ser-no-mundo é o principal embasamento para o padrão ético exposto por Boff. Este termo,